Resultado da pesquisa enviada aos pais de alunos - pesquisa por amostragem.
Das 200 pesquisas enviadas, 150 retornaram com respostas, das quais elaborei um quadro para melhor visualização:
Que tipo de educação se espera da escola?
90% responderam que esperam que a escola, primeiramente ensine a ler e escrever cuide da formação moral, e prepare o caminho para que seus filhos continuem seus estudos;
05% esperam que a escola ensine a ler e escrever
05% esperam que a escola além de ensinar a ler e escrever deve dar educação formal também.
Que tipo de escola deseja?
60% acham que a escola está melhorando, mas sugeriram que nos finais de semana a escola ofereça algumas oficinas para os moradores do entorno dela como, por exemplo, (noções básicas de informática, tricô, crochê, alfabetização de adultos, etc). A prefeitura oferece esses cursos, porém durante a semana, a maioria trabalha e não pode fazer.
40% acha que a escola está boa, como está.
Como desejaria que a escola fosse?
95% disseram estar contentes com a estrutura física da escola, com o atendimento recebido pelos filhos, no que se refere à merenda, transporte, e aprendizagem.
5% acham que o atendimento feito para os alunos com necessidades especiais poderia ser melhorado, com uma sala especializada com profissionais capacitados atendendo na própria escola não só psicólogo e professor p/ classe especial, mas também pedagogo, fonoaudiólogo, equipamentos, etc.
Quais problemas que a escola apresenta?
100% respondeu que a escola atualmente, apresenta os mesmos problemas que aparecem nas outras, mas com menor incidência, visto que ela está bem estruturada em termos de funcionários, pois quando faltam sempre são substituídos, não ocorrendo grandes transtornos, mesmo assim temos alguns alunos que são agressivos, o que acaba ocasionando também indisciplina.
Quais os pontos positivos e negativos?
Positivo – 90% apontaram –
Aprendizagem
Localização da escola
Segurança
Oficinas no contra turno (projeto)
- escola oferecer oficinas no contra turno
- Estrutura física do prédio
Não houve pontos negativos nas respostas da comunidade, mas como gestora desta unidade gostaria de ressaltar que gostaria de ter mais pessoas da comunidade dentro da escola, mas também sei que a maioria não tem condições devido ao trabalho, por isso sempre convoco ou chamo para reuniões no final da tarde ou à noite, pois posso contar com a maioria.
Outro aspecto que eu e minha equipe estamos tentando trabalhar, diz respeito ao relacionamento entre os professores, a postura como educador e principalmente a ética. Embora saiba que o conflito pode e deve ser percebido como algo que enriquece o grupo e o leva, pelo diálogo, a buscar soluções compartilhadas para o problema que enfrentamos. Da mesma forma que o social é constituído por indivíduos e segmentos que estão em constante interação, assim como confrontos que dizem respeito a seus interesses, na escola também temos situações de conflito que devem ser trabalhados pelo diretor e sua equipe, de forma a não se perder a visão de grupo e de ação compartilhada. Para tanto a Secretaria da Educação tem se posicionado e investido na capacitação em serviço desses profissionais.
DESFILE CÍVICO
ResponderExcluirTEMA: BANDEIRA DE IPEÚNA
Neste ano, por ocasião do 47.º aniversário de Ipeúna, a EMEF “Dr. Ulysses Guimarães”, vem saudar a bandeira Municipal, importante símbolo de nossa cidade, e contar com detalhes o significado histórico de cada um de seus traços e desenhos, bandeira que, em 13 de abril de 1966, a Câmara Municipal instituiu como hoje a conhecemos.
As cores verde, amarela e azul representando nossas maravilhosas riquezas naturais, entre elas as matas, as águas e tudo que da terra se colhe, demonstrando o quanto esse município é abençoado.
A Coroa Mural com seis torres vem simbolizando a cidade que não é mais comarca, mas sim independente.
A faixa prateada e sinuosa representa nosso rio Passa Cinco, que tanto nos agracia com suas águas.
As virtudes humanas bem como as virtudes cristãs foram lembradas, demonstrando o quanto é importante para o município o crescimento do homem, nos aspectos ético, religioso, profissional, demonstrando a necessidade de se investir na formação de cidadãos comprometidos com esses valores.
Representadas pelas três cruzes, as primeiras denominações do Município: Santa Cruz das Invernadas, Santa Cruz da Boa Vista e Santa Cruz do Passa Cinco, demonstrando que o nosso Município nunca se esqueceu de suas origens.
Ipeúna sempre valorizou a justiça a perseverança a lealdade e a vigilância valores que estão presentes no brasão da nossa bandeira representados pela cor azul.
O Ipê preto faz lembrar o nome atual e a pedreira de ouro representa as riquezas do nosso solo.
A cana de açúcar e os ramos de arroz representam, respectivamente, a lavoura básica dos nossos dias e das épocas passadas.
O dístico latino afirma a fé no progresso e propósito de cada um em buscar um futuro promissor e feliz.
Revendo nossa história e observando nosso presente, percebemos o quão real é cada significado, cada característica existente em nossa bandeira.
E diante de tudo isso a saudamos pois através dela aprendemos um pouco mais da nossa bela história. História esta que é construída a cada dia por cada cidadão ipeunense.
Parabéns Ipeúna!