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segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A escola em que trabalho desde o início de seu funcionamento, passou a abrir seu espaço para a comunidade. A população do entorno da escola em sua maioria assalariada, ocupando núcleos habitacionais  localizados em bairros recém formados, na periferia da cidade, tinham na escola o único espaço disponível na época,( final dos anos 90) para que  pudessem promover suas reuniões de associações, aulas de religião e atividades esportivas. A direção então delegou a alguns representantes da comunidade a responsabilidade pelo uso adequado do espaço escolar. Desde então a escola  vem sendo parceira da comunidade.
                        Todos os textos propostos para a leitura fazem referência a escola como sendo o melhor espaço para promover a integração da comunidade, mesmo gerando os conflitos internos e externos, por causa de sua organização institucional que ainda resiste ao tradicionalismo. A escola para a comunidade ainda é vista como uma instituição que veicula o conhecimento.
É evidente que vejo importância no relacionamento escola X comunidade, atualmente o ensino somente evoluirá se houver participação da comunidade. Ensinar daqui para frente não será competência apenas do professor, será responsabilidade de outros segmentos como empregadores, cidadãos mais velhos, pais, tutores, enfim toda sociedade. A educação formal será mais ampla, os alunos precisam ter novas oportunidades de aprendizagem baseados no aprender a fazer. Este aprender a fazer pode ser feito prestando serviço a comunidade, seja nos setores públicos ou privados, nas ONGs, aí está a importância da comunidade estar presente.
A partir do ano 1997, começamos a organizar a escola, primeiramente para atender a LDB/96, colocando em nosso plano de trabalho projetos envolvendo a comunidade.
A escola funciona num excelente prédio com toda infraestrutura, para a realização de um trabalho pedagógico de boa qualidade, o quadro de funcionários sempre está completo bem como de professores, todos providos por concurso público, somente a direção ocupa cargo de confiança. Os membros da APM, do Conselho de Escola, são escolhidos pelos seus pares em assembleia realizada no inicio do ano. Os colegiados se reúnem conforme calendário elaborado pela comunidade escolar e do entorno da escola e a Secretaria Municipal de Educação.
Avaliando o trabalho desenvolvido pela escola nos últimos dois anos, verificamos a necessidade de se investir na capacitação de docentes, para melhoria da aprendizagem nas séries iniciais, o índice do IDEB ficou mais baixo que no ano anterior. Precisamos  implementar   projeto reforço para os alunos das séries finais , que nossa clientela ao terminar o ciclo I do ensino fundamental, o qual a escola oferece saia com as habilidades necessárias para dar prosseguimento no ciclo II do ensino fundamental. Temos também que investir no relacionamento dos alunos quanto ao seu convívio dentro da escola, ou seja problemas que afetam atualmente como a violência e a indisciplina (devem ser trabalhados em forma de projetos).Detectados os problemas, reunimos o Conselho de Escola  pois é um órgão auxiliar da escola que tem em sua composição representantes de todos os segmentos da escola, participa também das reuniões os componentes do Conselho Deliberativo da APM, pais que participam das atividades da escola, e demais pessoas da Secretaria da Educação.
Destas reuniões saem os primeiros esboços dos projetos a serem devolvidos, é claro todos sob orientação e supervisão do corpo diretivo, com tarefa principal de orientar planejamento e fornecer subsídios variados. A direção detém a visão de conjunto do processo pedagógico e, oferecê-lo à compreensão dos envolvidos. Cabe ao diretor reunir informações necessárias para facilitar a tomada de decisões.
            É necessário ousar, já que a sociedade cobra tanto da escola, acho correto também que a comunidade dê também sua contribuição. Nesta linha de pensamento Rosa Maria Torres defende a construção de planos educativos por territórios, partindo o planejamento  do que já existe, formulado e executado e avaliado pela comunidade, assim todos serão educadores e aprendizes.

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