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quinta-feira, 31 de maio de 2012

Escola de Gestores - UFSCAR (ATPV-10)




Colaboração da comunidade e as atividades executadas



            Com relação ao trabalho de planejamento, a escola, já realiza desde 2009 de forma mais democrática, reorganizando-se através de reuniões com vários segmentos da escola pais, alunos, funcionários, professores.  Em todos os encontros, foram discutidos entre os grupos, questões que serviram para nortear o nosso projeto pedagógico. Definimos quais os pontos fundamentais para que possamos trabalhar durante o ano. Trabalhamos  com os resultados obtidos da avaliação do ensino aprendizagem do aluno, já que é em torno dele (aluno) que giram as ações da escola . Consideramos os dados de desempenho dos alunos, com análises nos diferentes instrumentos de avaliação, usados pelos docentes tanto do ponto de vista qualitativo quanto quantitativo. Esses dados nos dão parâmetros para identificar qual a real situação da escola. A proposta de trabalho a ser desenvolvida pelo coletivo deve buscar um trabalho diferenciado a favor de todos os alunos. Deve ter definidos objetivos, metas, recursos, critérios. Durante o ano letivo temos que periodicamente avaliar a proposta da escola para que o trabalho tenha esse movimento de continuidade. Perguntas como: O quê? Por quê? E Para quem? nos ajudarão a definir os objetivos almejados e quais as estratégias serão utilizadas para se atingir tais fins.

Para dar mais autenticidade ao trabalho, e para que os dados fossem coletados em tempo real, foi organizada uma pesquisa a qual encaminhei para os pais e comunidade através dos próprios alunos e funcionários. Muitos não possuem em casa internet para poderem responder diretamente no blog, outros não sabem manusear a ferramenta, aliás, uma das reinvindicações feitas por eles, que a escola deveria fornecer essa formação para a comunidade extraescolar.

            Das 200 pesquisas enviadas em 2011, 150 retornaram com respostas, das quais foi elaborado um quadro para melhor visualização:

Que tipo de educação se espera da escola?

90% responderam que esperam que a escola, primeiramente ensine a ler e escrever cuide da formação moral, e prepare o caminho para que seus filhos continuem seus estudos;

05% esperam que a escola ensine a ler e escrever

05% esperam que a escola além de ensinar a ler e escrever deve dar educação formal também.

Que tipo de escola deseja?

60% acham que a escola está melhorando, mas sugeriram que nos finais de semana a escola ofereça algumas oficinas para os moradores do entorno dela como, por exemplo, (noções básicas de informática, tricô, crochê, alfabetização de adultos, etc). A prefeitura oferece esses cursos, porém durante a semana, a maioria trabalha e não pode fazer.

40% acha que a escola está boa, como está.

Como desejaria que a escola fosse?

95% disseram estar contentes com a estrutura física da escola, com o atendimento recebido pelos filhos, no que se refere à merenda, transporte, e aprendizagem.

5% acham que o atendimento feito para os alunos com necessidades especiais poderia ser melhorado, com uma sala especializada com profissionais capacitados atendendo na própria escola não só psicólogo e professor p/ classe especial, mas também pedagogo, fonoaudiólogo, equipamentos, etc.

            Quais problemas que a escola apresenta?

100% respondeu que a escola atualmente, apresenta os mesmos problemas que aparecem nas outras, mas com menor incidência, visto que ela está bem estruturada em termos de funcionários, pois quando faltam sempre são substituídos, não ocorrendo grandes transtornos, mesmo assim temos alguns alunos que são agressivos, o que acaba ocasionando também indisciplina.

            Quais os pontos positivos e negativos?

Positivo – 90% apontaram –

Aprendizagem

Localização da escola

Segurança

Oficinas no contra turno (projeto)

            - escola oferecer oficinas no contra turno

            - Estrutura física do prédio



Não houve pontos negativos apontados nas respostas da comunidade, mas como gestora desta unidade gostaria de ressaltar que gostaria de ter mais pessoas da comunidade dentro da escola, mas também sei que a maioria não tem condições devido ao trabalho, por isso sempre convoco ou chamo para reuniões no final da tarde ou à noite, pois posso contar com a maioria.

            Outro aspecto toda equipe gestora está trabalhando, diz respeito ao relacionamento entre os professores, a postura como educador, a ética e o compromisso profissional. Embora saiba que o conflito pode e deve ser percebido como algo que enriquece o grupo e o leva, pelo diálogo, a buscar soluções compartilhadas para o problema que enfrentamos. Da mesma forma que o social é constituído por indivíduos e segmentos que estão em constante interação, assim como confrontos que dizem respeito a seus interesses, na escola também temos situações de conflito que devem ser trabalhados pelo diretor e sua equipe, de forma a não se perder a visão de grupo e de ação compartilhada. O envolvimento de todos diretamente ligados ao processo educacional bem como a formação em serviço, certamente resultarão em uma melhor qualidade do serviço prestado.

Dessa forma o planejamento começa a ser participativo e pode ser um instrumento facilitador entre a reflexão e a ação. Professores, integrantes da equipe pedagógica e administrativa, funcionários pais, alunos e membros da comunidade precisam assumir o papel de avaliar, discutir, conceber, criar e recriar a prática escolar para que se alcance os objetivos com a qualidade desejada.

Mesmo sabendo que as dificuldades a serem enfrentadas como pluralidade de idéias, falta de espaço e tempo,  rotatividade de professores, resistência a elaboração de planos, a própria forma estrutural do projeto político. Temos que insistir numa dinâmica de trabalho coletivo entre o administrativo e o pedagógico, as dificuldades serão mais facilmente superadas. Após a conclusão do projeto político pedagógico, assim deve ser implantado e assumido por todos para que sua prática identifique a escola como espaço de formação do conhecimento e da cidadania. O projeto é um ponto de partida.  Durante sua realização muitas coisas deverão ser revistas,  e ele deverá passar por uma avaliação para ser aperfeiçoado, modificado, e isto só será possível dentro dessa perspectiva de democracia.

Com a democratização do nosso trabalho queremos nortear todas as ações,  considerando os princípios de igualdade para acesso e permanência do aluno na escola,garantir  a qualidade de ensino como privilégio de todos e uma gestão democrática bem como  a valorização dos profissionais da educação, pois uma das maiores reivindicações dos docentes é a sua valorização tanto financeira como moral.

A equipe gestora trabalha junto a esses profissionais no sentido de fazê-lo entender que a convivência democrática começa com as ações praticadas dentro da escola e envolve desde a pessoa que recebe o aluno na entrada até a direção da escola.

Desse modo a equipe gestora orienta a participação dos pais, pois a participação deles dando idéias opinando, conhecendo melhor o trabalho que a escola realiza, faz com que tenham uma nova maneira de olhar a escola.

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